No mundo da ilusão

No Brasil, os mágicos sobrevivem de idealismo, mas felizmente parte de sua história está a salvo

Basílio Artero Sanchez tem 57 anos e há 33 dedica-se à mágica. Apesar de formado em em Direito, Publicidade e Propaganda e Jornalismo, foi na ilusão que encontrou seu lugar. Isso aconteceu por aca-so, quando um amigo comentou com outro que ele tinha ‘corpo de mágico’. Pensou então no que poderia significar aquela frase, e entendeu que qualquer pessoa poderia sê-lo se desejasse.

“Estava em uma fase conturbada, tinha parado de fumar e substitui o vício com a prática das técnicas mágicas. Algum tempo depois, criei a revista Passe Mágico, que foi publicada até o número 19. Percebi o quanto foi bem aceita quando recebi muitas publicações e números de outros mágicos ao redor do mundo. Um acervo estava sendo criado”, revela ele, que ficou conhecido como Mr. Basart.

Com a colaboração de profissionais idealistas de sua área e de outras, Mr. Basart (que trabalhou por sete anos no extinto programa Bambalalão, o último infantil a ser trans-mitido ao vivo e a ganhar quatro vezes o prêmio de ‘melhor do ano’ pela Associação Paulista de Críticos de Arte) conseguiu montar o primeiro e único Museu de Mágica da América Latina.

Seu acervo tem 100 quadros que revelam a história da arte no último século, que continua sendo contada ao vivo até os dias de hoje, quando se visita o museu. Possui fotos, maquetes, pôsteres, cartões postais e de visitas, troféus, indu-mentárias, aparelhos, cartolas e outros objetos relacionados à arte mágica, shows, circos e publicidade de cinemas antigos. Infelizmente, essas relíquias não estão armazenadas como merecem, pois o local oficial do museu, que encontrava-se à R. dos Franceses quando de sua fundação, foi fechado, obrigando Mr. Basart a recolher o seu acervo.

Para interessados e amantes dessa arte, é um passeio imprescindível e cultural, e que pode render shows para pequenos grupos ou até aulas com o mágico. Durante a visita ele também proporciona ao visitante experiências de ilusão de ótica, tato, entre outras, interativas e curiosas. Conheça esse museu antes que ele desapareça!

Museu da Mágica - R. Silva Bueno, 519 - Cj. 42 - Ipiranga - F: 6168.7000 / 9746.3000 - www.museudamagica.com.br

Crédito da matéria: Revista IN: www.revistain.com.br